Contato

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Salvador recebe nesta sexta-feira (24) e sábado (25) o campeonato Regional Nordeste de Bocha Adaptada 2013


Salvador sedia campeonato Regional Nordeste de Bocha Adaptada
Salvador sedia campeonato Regional Nordeste de Bocha Adaptada
Salvador recebe nesta sexta-feira (24) e sábado (25) o campeonato Regional Nordeste de Bocha Adaptada 2013. O evento está sendo  realizado no Centro de Convenções da Bahia e contará com a participação de 57 paratletas, sendo 28 cadeirantes. A Bocha Adaptada para pessoas com deficiência permite aos praticantes qualidade de vida e integração social. A Bahia será representada pela equipe das Obras Sociais Irmã Dulce, composta por 8 paratletas. Os três primeiros colocados em cada categoria será classificado para o campeonato brasileiro de Bocha Adaptada. De acordo com o superintendente Alexandre Baroni, da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), órgão vinculado a Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), disse que o grande objetivo do campeonato é divulgar a modalidade esportiva na Bahia e incentivar outras pessoas com deficiência a participar de alguma atividade paradesportiva.
 Segundo o superintendente, que já praticou a Bocha Adaptada entre os anos 2000 e 2006, participando de competições nacionais, o esporte traz um ganho significante para os atletas, tanto físico, quanto psicologicamente. “A Bocha Adaptada é um esporte que me ajudou muito a me descobrir, e que me levou a ver muitas potencialidades em meu próprio corpo e a vencer as limitações que me eram impostadas. Eu percebi que podia fazer muitas coisas que me falaram que eu não podia fazer”, conta Baroni. Para ele, o principal ganho para quem pratica um paradesporto é o social. “Quando você está na quadra como atleta, você constrói relações sociais e se integra à sociedade”, afirma o superintendente.
 A Bocha Adaptada é um esporte similar ao convencional, onde o objetivo é encostar o maior número de bolas coloridas na bola-alvo, conhecida como bolim. O jogo, de grande prática na região sul e sudeste do Brasil, é formado pelo conjunto de seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca (bolim). A área de prática do esporte tem 6 metros de largura por 12,5 metros de comprimento. As regras da modalidade permitem o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para os atletas com elevado grau de comprometimento dos membros superiores e inferiores. O esporte pode ser praticado individualmente, em dupla ou em equipes. A Bocha Adaptada começou a ser praticada na Dinamarca no início da década 1980. O campeonato é uma realização da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), da Caixa Loterias e conta com o apoio da SJCDH, através da Sudef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário