Contato

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Óculos especial ajuda deficientes visuais a identificar obstáculos

No dia Internacional do Deficiente Físico, uma tecnologia desenvolvida por um pesquisador de São Carlos pode facilitar a vida dos cegos. Ele criou um óculos capaz de alertar os deficientes sobre obstáculos acima do chão.
O equipamento do engenheiro eletrônico José Pott é capaz de fazer a identificação a uma distância de um metro.
A ideia, programada por computador, foi feita a pedido de amigos de Pott que não enxergam. Dois sensores nas hastes vibram avisando o deficiente do perigo. "Eu fui melhorando esse software a medida que eu tinha um feedback das pessoas que usavam. Cada vez que elas me falavam eu ia atualizando", disse.
A aposentada Lúcia Strozi não enxerga há 19 anos, depois de um descolamento de retina. A bengala ajuda a identificar os obstáculos no chão, mas o problema está com as barreiras que ficam no alto. “Orelhões, galhos de árvores, lixeiras e tudo que está suspenso. Eu tenho vários amigos que se machucaram em carroceria de caminhão”, disse.
Lúcia é uma das voluntárias nos testes. Os óculos também podem ser usados como tiara. Em três meses, ela diz que muita coisa mudou. “Protege bem mesmo. Muito melhor”, destacou.
A pesquisa ainda depende de parceria, mas a previsão é que os óculos estejam no mercado já em 2011.
Campanha
Nesta sexta-feira (3), Araras realiza a campanha “Caminho Livre”, cujo objetivo é conscientizar os moradores a não jogar objetos nas calçadas que atrapalhem o trânsito de pessoas com deficiência.
Neste sábdo (4), em São Carlos, também estão programadas atividades às 10h, no calçadão. Além de receber panfletos com orientações, as pessoas poderão conversar com alguns deficientes sobre os problemas que eles enfrentam.
Veja a Reportagem completa
http://eptv.globo.com/noticias/NOT,3,3,326325,Oculos+especial+ajuda+deficientes+visuais+
a+identificar+obstaculos.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário