Contato

sábado, 9 de maio de 2015

Paulo Afonso sedia IV Conferência Territorial dos Direitos das Pessoas com Deficiência

  •  | Credito:   | Credito:  | Credito:
     "As conferências têm sido espaços importantes de participação da sociedade brasileira na proposição, avaliação e monitoramento das políticas públicas", destacou o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE), Lúcio Flávio, na abertura da IV Conferência Territorial dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que aconteceu nesta quinta-feira (07), no auditório CDTA/UNEB. O evento foi realizado pela Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE), acolhendo à solicitação da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia e do Conselho Estadual, e teve como tema "Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos".

    Por sua vez, o prefeito Anilton Bastos destacou a preocupação de seu governo em cumprir as leis e desenvolver ações que facilitam a vida dos deficientes pauloafonsinos, frisando eles que não necessitam de pena, mas de respeito."Paulo Afonso se sente orgulhosa em sediar esta conferência, que visa a discutir as necessidades das pessoas com deficiência, que não querem ser tratadas com pena, mas com respeito aos seus direitos e igualdade. Nosso governo tem respeitado os direitos dos deficientes, facilitando a acessibilidade e desenvolvendo diversas ações que visam a melhorar as condições de vida dessas pessoas", falou o prefeito.

    Para o vice-presidente do Conselho Estadual, Valdenor Oliveira, o principal objetivo do evento é trazer os temas e as políticas da pessoa com deficiência para o debate: "Precisamos trazer essas políticas que são pouco conhecidas, para agendas e calendário em cada município, do estado e do país, buscando entender como funcionam em cada região específica e levar propostas para que o estado possa trabalhar cada caso de forma particular", diz Valdenor.

    A programação seguiu com a divisão dos três eixos temáticos e atividades em grupos onde foram abordados: Eixo I - Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional; Eixo II - Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social; e Eixo III - A interação entre os Poderes e os entes federados. Nesses grupos foram apresentadas as ações previstas e coletadas as sugestões para sua efetivação. Logo após, aconteceu a eleição dos oito delegados, que representarão o Território de Itaparica na etapa estadual, a ser realizada em breve, em Salvador.

    O evento contou com as presenças do prefeito Anilton Bastos; do vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra; da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; do presidente do CMDCA, Bruno Diniz; da vereadora Leda Chaves; da secretária de Educação, Selma Carvalho; do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Lúcio Flávio; do Vice-presidente do Conselho Estadual, Valdenor Oliveira; do assessor Jurídico da SUDEF-BA, Amporah Pataxó Hã-Hã-Hãe;  conselheiros, secretários, deficientes físicos, comunidade civil, representantes da 1ª CIA de Infantaria e do 20º BPM; assistentes sociais; alunos e monitores da APAE; deficientes físicos de Paulo Afonso e Glória.

    Autor: ASCOM/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário