Contato

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Indústria farmacêutica inicia curso para pessoas com deficiência

A indústria farmacêutica Merck, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Centro Integrado de Estudos e os Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), inicia um curso para 25 pessoas com deficiência por meio do projeto Capacita RH.

Todos os participantes do curso foram contratados pela Merck, estão recebendo salário e têm direito a benefícios como assistência médica, odontológica e seguro de vida. De acordo com a empresa, ao fim dos 12 meses de capacitação, os alunos receberão um título ocupacional reconhecido pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego, e os alunos com boa avaliação poderão ter seus contratos prorrogados, de acordo com a disponibilidade de vagas da companhia.
A formação oferecida pela indústria farmacêutica é voltada para os cargos de assistente administrativo, atendente comercial e operador de distribuição e armazenagem. Dentre os 25 participantes, uma boa notícia: a variedade de deficiências. Há deficientes físicos, auditivos, pessoas com problemas de visão e com deficiência mental. O grau de instrução dos participantes também é variado: há desde os que estão cursando ou já concluíram o segundo grau, até aqueles com nível superior completo, que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.
De acordo com a coordenadora de responsabilidade social corporativa da Merck, Cléo Ferreira, "apoiar esse projeto é muito importante para a Merck, pois consideramos a capacitação profissional o melhor caminho para a inclusão social. A empresa não se preocupa apenas em cumprir sua cota legal de pessoas com deficiência no quadro de funcionários. Aqui tratamos essas pessoas da mesma forma que as demais, elas devem cumprir suas funções assim como seus colegas, e são cobradas pelos resultados. Não há diferenciação".
Durante o primeiro mês serão trabalhadas habilidades básicas para o trabalho, questões comportamentais e temas como a legislação trabalhista e os direitos da pessoa com deficiência. Um profissional de libras participará das aulas para o auxílio na comunicação com os estudantes com deficiência auditiva.
Na segunda etapa, instrutores do Serviço Nacional da Indústria (Senai) promovem as aulas de capacitação técnica, utilizando os mesmos materiais que a instituição oferece a todos os seus alunos. Os participantes aprenderão os conteúdos específicos relativos a cada carreira.
Durante o curso, os alunos também terão oportunidade de visitar a Merck, para uma imersão na empresa e assistirão a palestras de pessoas com deficiência que já trabalham na companhia.

Fonte: http://invertia.terra.com.br/terra-da-diversidade (Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário