Contato

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rio de Janeiro inaugura o primeiro Centro de Emprego para pessoas com deficiência

A Prefeitura do Rio inaugurou em 14 de setembro, o primeiro Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, voltado para as pessoas com deficiência. O posto, que fica no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência Mestre Candeia (Ciad), no Centro, já começou a funcionar com mais de 300 oportunidades de trabalho para os deficientes físicos.

O novo posto faz parte do projeto Plansine (Plano Nacional do Sistema Nacional de Emprego), da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), que oferece serviços de cadastro no banco de empregos, encaminhamento para vagas de emprego, serviço de emissão de carteira de trabalho e benefício de seguro desemprego.

O secretário municipal de Trabalho e Emprego, Augusto Ribeiro, fez um balanço sobre os centros públicos de trabalho da cidade:

- Só neste ano 15 mil pessoas foram encaminhadas para o mercado de trabalho. Já captamos no mercado mais de 15 mil vagas para colocar à disposição da população e emitimos cerca de 16 mil carteiras de trabalho. Então, estamos fazendo um trabalho de crescimento da oferta de serviços para a população.

Augusto Ribeiro também acredita que a procura pelas pessoas com deficiência por uma colocação no mercado de trabalho aumentará devido a uma lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC):

- Há 15 dias foi sancionada uma lei que permite que a pessoa com deficiência que recebe o BPC não perca o benefício quando conseguir um emprego. O benefício fica suspenso e se por um acaso ela perder o emprego, ele é automaticamente devolvido. Já o aprendiz que estiver exercendo uma atividade numa empresa não perde o benefício. Então, facilitou muito porque esse era um problema que a gente tinha para conseguir encaminhar as pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Muitas vezes, elas tinham medo de perder o benefício.

A SMTE contará com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) para também inserir pessoas com deficiência e seus familiares interessados no mercado de trabalho, através da captação de vagas de emprego.

- Esse é um espaço integrado entre as secretarias de Trabalho e Emprego e Pessoa com Deficiência para as pessoas com deficiência. Os nossos profissionais trabalharão juntos aqui para receber a pessoa com deficiência e trazer essas pessoas para o mercado de trabalho – explicou, durante a cerimônia de inauguração, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Gerogette Vidor.

Atualmente, a prefeitura possui cinco unidades de atendimento ao trabalhador localizados em Jacarepaguá, Tijuca, Campo Grande, Ilha do Governador e Méier. O novo posto para o trabalhador com deficiência tem seis guichês de atendimento com adaptações, painel de senhas com sistema de voz e conta com a colaboração da Central Carioca de Intérpretes (Libras) da SMPD.

No momento, as vagas disponíveis para as pessoas com deficiência são para auxiliar de serviços gerais, operador de telemarketing, auxiliar administrativo, copeira, auxiliar de frente de caixa, entre outras. Os candidatos podem fazer o cadastro pelo portal maisemprego.mte.gov.br ou em horário comercial no posto do Ciad (Avenida Presidente Vargas, 1.997). Para candidatar-se são necessários os seguintes documentos: carteira de trabalho, identidade, CPF e Pis.

Fonte: http://londrina.odiario.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário