Contato

segunda-feira, 26 de março de 2012

A Apae Salvador abre exposição “A arte de ser diferente” no Pelourinho

A Apae Salvador apresentou na sexta-feira (16/03), às 16h, a exposição a “Arte de ser diferente”, no Museu Udo Knoff de Cerâmica e Azulejaria (Rua Frei Vicente, nº 3 – Pelourinho). A mostra reúne quadros e objetos confeccionados com papel reciclado utilizando a técnica do mosaico. Segundo a professora Cleonice Oliveira, que orientou o grupo formado 27 aprendizes do Centro de Formação e Acompanhamento Profissional (Cefap), a exposição surgiu como resultado do Projeto Reciclando com Arte e Cidadania, onde foram trabalhados temas ligados a educação ambiental.

A professora Cleonice explicou que entre os ganhos conquistados pelos jovens artistas com o projeto estão a percepção visual e sensorial, o espírito coletivo, ampliação da capacidade criativa das redes neuronais, capacidade de concentração e autoestima. “É fantástico ver o que antes era lixo virar arte”, afirma contente Cleonice.

Dividida em quatro categorias temáticas a exposição “A arte de ser diferente” apresenta ao público a flora, representando a beleza do meio ambiente; a fauna que ilustra a vida selvagem; a infância que simboliza a necessidade de educar as futuras gerações para a sustentabilidade e a cultura afro representando a descendência e a influência africana no cotidiano dos baianos.

Entusiasmada com o resultado do projeto a aprendiz Débora Calheiros, uma das artistas da exposição, falou da alegria de participar da oficina de reciclagem “Eu gostei muito de fazer as colagens dos quadros e dos objetos. Eu procurei inspiração nas borboletas para criar o quadro. Borboleta Vermelha”, conta.

Já a aprendiz Crispiniana Nogueira destacou as práticas empreendedoras adquiridas durante o projeto com a possibilidade de incremento da renda com a criação de objetos e utensílios, utilizando material reciclado. “O que eu mais gostei de fazer foram os quadros e os porta-lápis”, explica.

Serviço:
O quê? Exposição A arte de ser diferente
Quando: De 17 de março a 17 de maio
Onde: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica
Entrada gratuita a exposição pode ser conferida de terça a sexta-feira das 10h às 18h, sábado, domingo e feriado das 13 às 17h.

Fonte: http://www.apaesalvador.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário