Contato

sábado, 6 de junho de 2009

Ser diferente – Instituto Pestalozzi

Gostaria de falar um pouco dessa entidade que é o Instituto Pestalozzi
Grandes guerreiros no que fazem lidam com crianças especiais com muita garra e dinamismo são verdadeiros heróis da vida real.
A sessão especial que a nossa Vereadora Vânia galvão fez aos “55 anos do Instituto Pestalozzi” foi uma homenagem justa e significativa.
Fica aqui meus votos de felicidade pelos 55 anos da entidade.
segue abaixo um pouco da historia do Instituto Pestalozzi.

Ser diferente – Instituto Pestalozzi
Bruno Borges
Ação Social
A construção de um novo projeto político pedagógico para a Instituição em sintonia com a política nacional de educação inclusiva. Determina quem é a escola, quem sou e para onde vou, essa é a meta do Instituto Pestalozzi da Bahia para o ano de 2008.
Fundado em 24 de maio de 1954, o Instituto é a única escola especializada da rede de ensino do estado da Bahia destinada a prestar atendimento educacional aos alunos que apresentam deficiência mental, com ou sem comorbidade, desenvolvendo currículo que atendam as necessidades específicas desta clientela, com acompanhamento de professores especializados. Ministra modalidade equivalente ao ensino ao fundamental nos turnos matutino e vespertino, é composta por vinte e quatro professores, uma diretora, e duas vices-diretora, são atendidas em média 365 alunos, com deficiência intelectual entre 06 a 30 anos.
Seu objetivo é oportunizar o desenvolvimento das habilidades e competências, visando à integração social e a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares e no mercado de trabalho. Toma como princípios norteadores da proposta pedagógica é a concepção da inclusão e ressalta a reafirmação de valores éticos, respeito às diferenças e a dignidade humana, fomentando a necessidade de uma escola de todos e para todos.
Serviços oferecidos aos alunos: avaliação, encaminhamentos e atendimento psicológico a alunos que apresentam deficiência mental com ou sem comorbidade, reforço pedagógico e assessoramento psicopedagógico aos alunos inclusos nas escolas regulares de ensino e no mundo do trabalho. Formas de ingresso: através de encaminhamentos nas áreas de educação, saúde, serviço social, através da comunidade e instituições diversas.
Foi denominado o nome Pestalozzi pelo pensador Johann Heinrich Pestalozzi que justificava “A educação a partir do trabalho”. Associação Pestalozzi é diferente de Instituto Pestalozzi, pois a Associação é mantida pelas comunidades e o Instituto é mantido pelo Governo Estadual. O Instituto Pestalozzi da Bahia vem sendo referência para observação e pesquisa pelas Escolas de ensino médio e Universidades públicas e privadas.

Av. Ademar de Barros S/N – Ondina, Salvador – BaCEP 41910-000 Tel: (71) 32470049

Nenhum comentário:

Postar um comentário