sexta-feira, 1 de abril de 2011
O que é autismo?
Estar sempre sozinho, não desenvolver relações pessoais íntimas, não gostar de abraços, evitar o contato olho no olho, repetir inúmeras vezes determinadas ações e ter apego a objetos. Em alguns casos, a agressão – a si próprio ou a terceiros – é comum. O modo de se comunicar também é diferente: pouca ou nenhuma fala, repetição de palavras e inversão do uso normal de pronomes. A maioria tem algum grau de retardamento mental e outras sofrem de convulsões. Essas são características comuns às pessoas (nem a todas) que têm autismo, que é lembrado em 2 de abril por ser o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo. Geralmente, esse transtorno no desenvolvimento se manifesta antes dos três anos de idade e é mais comum em meninos que meninas. Pesquisas indicam que há cerca de um caso de autismo para cada 165 nascimentos. Outros estudos mostram que os casos dessa síndrome têm crescido com o passar dos anos, mas não há um consenso. “Não sabemos ao certo se o número de pessoas autistas está aumentando realmente ou se mais diagnósticos estão sendo feitos, graças a maior quantidade de informação que chega aos médicos”, explica Ana Maria de Mello, superintendente da AMA (Associação de Amigos do Autista), de São Paulo. Hoje, ainda não se sabe exatamente o que causa o autismo. Dessa forma, é chamado de Síndrome (conjunto de sintomas e sinais) e como em qualquer síndrome o grau de comprometimento pode variar do mais severo ao mais brando, atingindo todas as etnias e classes sociais, em todo o mundo. “Preventivamente, os médicos recomendam que não se beba, fume ou se tome medicação sem controle médico e que se tenha cuidado com a rubéola na gravidez. Além de ser mandatório o teste do pezinho no bebê o quanto antes. Ou seja, as recomendações feitas de praxe a todas as gestantes e que realmente necessitam ser levadas a sério”, explica Ana Maria. Outros estudos apontam ainda a contaminação por mercúrio (Thimerosal) e outros metais pesados como possíveis causas. Seu diagnóstico até agora é essencialmente clínico. “Não há, até os dias atuais, exames que possam ser apontados como ferramentas diagnósticas, embora as pesquisas no campo da genética e bioquímica estejam se desenvolvendo a passos largos. Sobre o número de nascimentos de crianças autistas, 165 é a nova estatística nos EUA, pois no Brasil sabemos que está aumentando, mas não temos ainda nenhuma estatística”, aponta Geórgia Regina Macedo de Meneses Fonseca (que aparece na foto nesta reportagem), médica pediatra, homeopata, especialista em saúde mental e membro diretor e pesquisadora em autismo da Federação Brasileira de Homeopatia. Géorgia também é mãe de uma menina de 10 anos com autismo. Segundo a médica, o padrão de transmissão genética hoje está bem estabelecido. “Autismo é uma disfunção de origem orgânica. Não cabe mais, à luz dos conhecimentos científicos atuais, se propor outra origem para o autismo que não seja de base biológica. Ele não ocorre por problemas dos pais, porque a mãe não desejou o bebê, porque a babá foi embora, porque a vovó faleceu, porque a família mudou de cidade”, explica. E complementa: “a esta predisposição genética se acrescenta o surgimento de um gatilho ambiental que pode ser o disparador para o início da manifestação da sintomatologia. Este gatilho tem sido intensamente alvo de estudo. As vacinas que o bebê toma antes de um ano chegaram a ser acusadas como sendo os fatores predisponentes, mas até agora os estudos existentes não confirmaram esta hipótese. Fatores ambientais como poluentes, ftalatos, aditivos alimentares e outros, têm sido também apontados como sendo os gatilhos disparadores para estes genes e ainda permanecem como fonte de intensos estudos.” Apesar de não haver um consenso sobre o que causa o autismo, os médicos, atualmente, têm recomendado que o foco seja no diagnóstico precoce, pois é fator primordial para a melhoria destas crianças. “Os pais devem ficar atentos a pequenos sinais demonstrados pelas crianças, como falta de reciprocidade à fala da mãe, ausência de contato ocular durante a amamentação, falta de atitudes antecipatórias do bebêm como estender os braços para ser carregado ao colo, chorar demais ou ser quieto e não usar seu dedinho indicador para apontar objetos de interesse, depois de um ano de idade”, aponta Geórgia. O Vida Mais Livre ainda preparou mais uma reportagem em homenagem à conscientização do autismo. Clique aqui e conheça sobre o desenvolvimento e o cotidiano das crianças com autismo.
Nesta noite de 31/03/2011 morreu o companheiro Anderson dos Santos e Santos
Nesta noite de 31/03/2011 morreu o companheiro Anderson dos Santos e Santos Aos(as) companheiros(as) militantes do Movimento das Pessoas com Deficiência, em particular das pessoas com albinismo. Comunicamos que neste início da noite o companheiro Anderson partiu para fazer militância em outra dimensão. Morreu no ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, depois de lutar durante toda a vida contra o câncer de pele. O companheiro Anderson era pessoa com albinismo, militante do movimento das pessoas com deficiência, um dos fundadores e ex diretor da Associação Das Pessoas Com Albinismo Na Bahia - APALBA, ex-conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COEDE-BAHIA. Sua luta contra o câncer e a sua morte, simbolizam sua incansável batalha por atitudes e ações do poder público e da sociedade em geral pela inclusão e cidadania da pessoa com albinismo, especialmente com vistas à prevenção do câncer de pele, principal responsável pela mortandade das pessoas com albinismo. O companheiro deixou como legado a consolidação da luta que um dia iniciou em 2001 com outros companheiros e companheiras a partir da fundação da APALBA. Salvador, Bahia, 31 de março de 2011 Amigos e companheiros(as) da APALBA
segunda-feira, 14 de março de 2011
Longe de mim (Amor) Para Luciene
Seu olhar magnífico como um luar
Onde eu encontro o paraíso que quero ficar
Tudo em você é perfeito
Tento te esquecer, mas não tem jeito
Quando estou com você, tudo é maravilhoso
Teu sorriso, teu olhar, tua boca, um leve gosto
Te quero comigo, como jamais quis,
Te quero minha linda, te quero fazer feliz.
Ao seu lado encontro a felicidade,
Longe de ti tudo é uma eternidade
Nada mais tem graça,
Ficar longe de você para mim é uma ameaça
Olho para o céu onde vejo você novamente,
Como sempre linda, deslumbrante,
Sempre sorrindo contente,
Aahh, como eu queria estar com você.
Será que um dia você vai voltar a ser minha??
Será que um dia vou voltar a ser feliz??
Será?
Essa é uma palavra que não sai da minha cabeça.
Cabeça essa que não pensa em mais nada a não ser você.
Minha morena, a mulher dos meus sonhos,
Morena esta que me fez feliz,
E que hoje está longe
Longe em corpo,
Pois sei que em mente, mora dentro de mim,
Será que pensas em mim??
Será que me desejas??
Será??
Será??
Ai, essa palavra me maltrata.
Essa palavra insiste em ficar na minha mente.
Hoje eu estou longe da moça que amo,
Não à culpo, pois a culpa foi minha,
Foi minha, a culpa de perdê-la,
Mas nada tenho a fazer a não ser esquecê-la.
Tarefa difícil que tenho de cumprir,
Cumprir??
Será que tenho mesmo??
Isso só ela me responderá.
Em meus sonhos, ela me deseja,
Em meus pensamentos, ela sente saudades,
Junto a mim, nada disso é verdade,
Junto a mim, tudo vai contra a felicidade,
Um dia fui atrás dela,
Um dia errado,
Onde seus pensamentos eram vagos,
Tudo em seus problemas, para mim nada sobrou.
Para mim sobrou sim, um “não”,
Um “não” que jamais esquecerei,
Um “não” que acabou com planos,
Planos estes, que desejo retomar.
Onde eu encontro o paraíso que quero ficar
Tudo em você é perfeito
Tento te esquecer, mas não tem jeito
Quando estou com você, tudo é maravilhoso
Teu sorriso, teu olhar, tua boca, um leve gosto
Te quero comigo, como jamais quis,
Te quero minha linda, te quero fazer feliz.
Ao seu lado encontro a felicidade,
Longe de ti tudo é uma eternidade
Nada mais tem graça,
Ficar longe de você para mim é uma ameaça
Olho para o céu onde vejo você novamente,
Como sempre linda, deslumbrante,
Sempre sorrindo contente,
Aahh, como eu queria estar com você.
Será que um dia você vai voltar a ser minha??
Será que um dia vou voltar a ser feliz??
Será?
Essa é uma palavra que não sai da minha cabeça.
Cabeça essa que não pensa em mais nada a não ser você.
Minha morena, a mulher dos meus sonhos,
Morena esta que me fez feliz,
E que hoje está longe
Longe em corpo,
Pois sei que em mente, mora dentro de mim,
Será que pensas em mim??
Será que me desejas??
Será??
Será??
Ai, essa palavra me maltrata.
Essa palavra insiste em ficar na minha mente.
Hoje eu estou longe da moça que amo,
Não à culpo, pois a culpa foi minha,
Foi minha, a culpa de perdê-la,
Mas nada tenho a fazer a não ser esquecê-la.
Tarefa difícil que tenho de cumprir,
Cumprir??
Será que tenho mesmo??
Isso só ela me responderá.
Em meus sonhos, ela me deseja,
Em meus pensamentos, ela sente saudades,
Junto a mim, nada disso é verdade,
Junto a mim, tudo vai contra a felicidade,
Um dia fui atrás dela,
Um dia errado,
Onde seus pensamentos eram vagos,
Tudo em seus problemas, para mim nada sobrou.
Para mim sobrou sim, um “não”,
Um “não” que jamais esquecerei,
Um “não” que acabou com planos,
Planos estes, que desejo retomar.
sábado, 12 de março de 2011
Motoristas estacionam carros em vagas de deficientes sem medo de serem multados
Não importa se é dia ou noite, motoristas ignoram a lei e estacionam em vagas exclusivas para deficientes físicos sem medo de levar multa. Os leitores Cristiano Guerra e Fernando Franco enviaram flagras da infração para o Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO. As fotos foram feitas no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e em Niterói, respectivamente.
Em seu relato, Guerra reforçou que havia outras vagas vazias no estacionamento do Via Parque no momento da foto. Ele questionou como a sociedade pode cobrar o funcionamento das leis se muitos cidadãos teimam em não respeitá-las.
"O 'cidadão' da foto estacionou na maior cara de pau na vaga destinada aos deficientes. Nem adesivo no pára-brisa ele tinha. Como podemos cobrar leis se não as cumprimos? Como podemos cobrar dos políticos corruptos se somos os primeiros a quebrar regras e ainda os colocamos no poder? Naquele dia tinham vagas de sobra e este ato foi simplesmente para ficar mais próximo à entrada do Via Parque.
Já Franco, que fotografou os carros na noite desta quinta-feira em Niterói, acrescentou que o veículo ocupava não somente uma, mas duas vagas exclusivas para deficientes.
"Esse Gol com placa de São Gonçalo, sem cartão ou adesivo de deficiente físico, ocupou por várias horas, impunemente, duas vagas de deficientes na Rua Almirante Teffé, perto do Plaza Shopping, em Niterói. Os agentes de trânsito da cidade não trabalham após 18h e a guarda municipal diz que não pode multar. Cada uma das duas vagas daquela rua, quase em frente à Receita Federal, é 40 centímetros menor do que um carro médio como o Corolla. Um absurdo", denuncia o leitor.
De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito (CTB), estacionar um veículo em desacordo com a sinalização, como placas de estacionamento, é infração leve, mas sujeita à perda de três pontos na carteira, aplicação de multa e remoção do veículo.
Em seu relato, Guerra reforçou que havia outras vagas vazias no estacionamento do Via Parque no momento da foto. Ele questionou como a sociedade pode cobrar o funcionamento das leis se muitos cidadãos teimam em não respeitá-las.
"O 'cidadão' da foto estacionou na maior cara de pau na vaga destinada aos deficientes. Nem adesivo no pára-brisa ele tinha. Como podemos cobrar leis se não as cumprimos? Como podemos cobrar dos políticos corruptos se somos os primeiros a quebrar regras e ainda os colocamos no poder? Naquele dia tinham vagas de sobra e este ato foi simplesmente para ficar mais próximo à entrada do Via Parque.
Já Franco, que fotografou os carros na noite desta quinta-feira em Niterói, acrescentou que o veículo ocupava não somente uma, mas duas vagas exclusivas para deficientes."Esse Gol com placa de São Gonçalo, sem cartão ou adesivo de deficiente físico, ocupou por várias horas, impunemente, duas vagas de deficientes na Rua Almirante Teffé, perto do Plaza Shopping, em Niterói. Os agentes de trânsito da cidade não trabalham após 18h e a guarda municipal diz que não pode multar. Cada uma das duas vagas daquela rua, quase em frente à Receita Federal, é 40 centímetros menor do que um carro médio como o Corolla. Um absurdo", denuncia o leitor.
De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito (CTB), estacionar um veículo em desacordo com a sinalização, como placas de estacionamento, é infração leve, mas sujeita à perda de três pontos na carteira, aplicação de multa e remoção do veículo.
quarta-feira, 9 de março de 2011
Iniciativa visa difundir conhecimentos sobre o autismo e buscar alternativas para a inclusão social dessas pessoas e seus familiares.Publicada em 09 de março de 2011 - 09:00
O Deputado Estadual do Partido dos Trabalhadores, Alexandre Lindenmeyer, protocolou, em parceria com a ex-Deputada Cecília Hipólyto (PT), projeto de lei que institui a Semana Estadual do Autismo no Calendário de Eventos do Rio Grande do Sul.
“É um assunto que deve ser debatido para que possamos elaborar políticas públicas mais eficazes aos autistas”, diz Lindenmeyer sobre o projeto 70/2011.
Segundo o parlamentar, a iniciativa visa difundir conhecimentos sobre o autismo e buscar alternativas para a inclusão social dos portadores e seus familiares. “Infelizmente, ainda há muita falta de informação e preconceitos que devem ser desmistificados”, argumenta.
Cecília Hipólyto (PT) afirma que recebeu algumas reivindicações de pais e profissionais durante o mandato e por isso, decidiu apresentar o projeto ao deputado Alexandre. “Há pouquíssimo investimento nesta área e esse projeto é um ponto de partida para que possamos reivindicar melhorias”, ressalta.
A Semana Estadual do Autismo está prevista anualmente para a primeira semana de abril e acompanha as campanhas que as Nações Unidas promovem em prol dos autistas.
Escola municipal de educação especial
Nesta segunda-feira (28) Lindenmeyer se reuniu com a direção da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lúcia Luzzardi de Rio Grande que atende atualmente cerca de 64 alunos autistas e portadores de síndromes associadas. O projeto está sendo apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.
Fonte: http://www.jornalagora.com.br/
Este é o quarto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista, que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos.Publicada em 09 de março de 2011 - 17:15
Não foi à toa que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), desde 2008. Este é o quarto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos.
No Brasil, a data será lembrada com a iluminação em azul (cor definida para o autismo) de vários prédios e monumentos importantes, entre eles, o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro) -- que acabou de inaugurar uma moderna iluminação de LED --, a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá (todos em São Paulo) e o prédio do Senado em Brasília (outras ações podem ser vistas em http://RevistaAutismo.com.br/DiaMundial). No restante do mundo, outros importantes pontos acenderão sua "luz azul", como no ano passado o prédio Empire State, em Nova York (Estados Unidos) e a CN Tower, em Toronto, (Canadá).
O autismo é uma síndrome complexa e muito mais comum do que se pensa. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada 110. Estima-se que esse número possa chegar a 2 milhões de autistas no país, segundo o psiquiatra Marcos Tomanik Mercadante citou em audiência pública no Senado Federal no fim de 2010, onde discute-se uma lei exclusiva para o autismo, liderada pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Mercadante é um dos autores da primeira (e por enquanto única) estatística brasileira, num programa piloto por amostragem na cidade de Atibaia (SP), que registrou naquela amostragem incidência de uma para cada 333 crianças -- publicada no final de fevereiro último. No mundo, segundo a ONU, acredita-se ter mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo.
No ano passado, um discurso do presidente dos Estados Unidos, no dia 2, lembrou a importância da data: "Temos feito grandes progressos, mas os desafios e as barreiras ainda permanecem para os indivíduos do espectro do autismo e seus entes queridos. É por isso que minha administração tem aplicado os investimentos na pesquisa do autismo, detecção e tratamentos inovadores - desde a intervenção precoce para crianças e os serviços de apoio à família para melhorar o suporte para os adultos autistas". Barack Obama ainda concluiu: "Com cada nova política para romper essas barreiras, e com cada atitude para novas reformas, nos aproximamos de um mundo livre de discriminação, onde todos possam alcançar seu potencial máximo".
No Brasil, é preciso alertar, sobretudo, as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área. Somente o diagnóstico precoce, e conseqüentemente iniciar uma intervenção precoce, pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo, para a seguir iniciarmos estatísticas na área e termos ideia da dimensão dessa realidade no Brasil. E mudá-la.
Vários níveis no espectro
O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) - também conhecido como transtorno global do desenvolvimento (TGD). Para muitos, o autismo remete à imagem dos casos mais graves, mas há vários níveis dentro do espectro autista. Nos limites dessa variação, há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro além de raros casos com diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) - atribuído inclusive a aos gênios Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein. Mas é preciso desfazer o mito de que todo autista tem um "superpoder". Os casos de genialidade são raríssimos.
A medicina e a ciência de um modo geral sabem muito pouco sobre o autismo, descrito pela primeira vez em 1943 e somente 1993 incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da Organização Mundial da Saúde como um transtorno invasivo do desenvolvimento.
Muitas pesquisas ao redor do mundo tentam descobrir causas, intervenções mais eficazes e a tão esperada cura. Atualmente diversos tratamentos podem tornar a qualidade de vida da pessoa com autismo sensivelmente melhor. E vale destacar que o neurocientista brasileiro Alysson Muotri conseguiu um primeiro passo para uma possibilidade futura de cura, em seu trabalho na Califórnia (EUA). Ele curou um neurônio autista em laboratório e trabalha no progresso de sua técnica na Universidade de San Diego. Tão importante quanto descobrir a cura, é permitir que os autistas de hoje sejam incluídos na sociedade e tenham mais qualidade de vida e respeito.
Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br
Encontro discute a educação para pessoas com deficiência auditiva
O encontro acontece em 25/03, em São José dos Campos. O tema será 'A Educação para surdos – desafios e perspectivas'.Publicada em 09 de março de 2011 - 14:30
Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro "Surdos em Contexto", que esse ano abordará o tema "A educação para surdos - desafios e perspectivas". O encontro acontece no dia 25 de março, a partir das 18h30, no Centro de Educação Empreendedora (Cedemp), em São José dos Campos.
O desafio da educação dos surdos e as perspectivas para a área serão expostos em um painel que terá a participação de Maria Inês da Silva Vieira, mestre em educação, e da assessora da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geni Fávero. Após o painel haverá um debate sobre o tema.
O encontro é aberto aos profissionais da área de educação, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, acadêmicos e ao público, que se interessa pelo tema. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo (AADA), Primeira Igreja Batista (PIB) e a Pastoral dos Surdos.
O destaque da abertura será a execução do Hino Nacional em Língua Brasileira de Sinais (Libras), feita por surdos de diversas entidades da cidade. Em seguida os membros da PIB, farão uma apresentação de dança também em Libras.
As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 22 de março.
Informações e Inscrições: (12) 3947-8806 / (12) 3947-8736
Local: CEDEMP - Rua Tsunessaburo Makiguti, 157 - Bairro Floradas - São José dos Campos (Próximo ao Cephas, no Jardim Satélite)
Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br
Assinar:
Postagens (Atom)